Mesmo depois do fim da ocupação colonial,o colonialismo não acabou. O paradigma normativo e eurocêntrico que engendrou a modernidade continua perpetuando dominações e injustiças, camufladas em diversos aspectos da cultura e da vida cotidiana. Esses são alguns dos pressupostos da cada vez mais cultuada obra do indiano Homi Bhabha, um dos nomes de maior relevância nos debates culturais e políticos da atualidade.
Os artigos compilados nesta valiosa coletânea compõem uma boa mostra da amplitude das reflexões de Bhabha e da variedade de temas por ele abraçados com erudição e perspicácia invejáveis. Cada ensaio é um mergulho em um mundo de referências que vão desde os romances experimentais de Toni Morrison até uma discussão sobre o inglês singular falado nos guetos americanos ou nos mercados indianos.
Acreditando na transversalidade dos saberes e munido de um profundo senso de responsabilidade intelectual,a obra de Bhabha dá significativas contribuições à antropologia, à teoria literária e até mesmo à psicanálise e à linguística. Por trás do verniz que envolve muitas das manifestações culturais contemporâneas, Bhabha - um grande admirador de Foucault e Edward Said - desvela insuspeitos dispositivos de poder, assim como as possibilidades para uma sociedade realmente democrática.
Author(s): Homi Bhabha
Edition: 1ª
Publisher: Rocco Digital
Year: 2012
Language: Portuguese
Commentary: Título original: The global bazar and the english gentlemen’s club
Pages: 341
City: Rio de Janeiro/RJ
Tags: 1. Homi K. Bhabha, 1949-. 2. Literatura moderna – Séc. XIX – História e crítica. 3. Literatura moderna – Séc. XX – História e crítica. 4. Conflito cultural na literatura. 5. Política e cultura.
Apresentação
O pensamento-compromisso de Homi Bhabha: notas para uma introdução
Ebonics: o inglês da rainha
A arte da vítima: dance conforme este disco
O entrelugar das culturas
Aura e ágora: sobre a negociação do gozo e o falar entre
Pós-modernismo e pós-colonialismo
O bazar global e o clube dos cavalheiros ingleses
Olhando para trás, indo para a frente: observações sobre o cosmopolitismo vernacular. Prefácio à edição Routledge Classics
O Autor