O que sabemos sobre outras pessoas? Como criamos a imagem que temos de cada povo? Nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, e quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto.
É propondo essa ideia, de diversificarmos as fontes do conhecimento e sermos cautelosos ao ouvir somente uma versão da história, que Chimamanda Ngozi Adichie constrói a palestra que foi adaptada para livro. O perigo de uma história única é uma versão da primeira fala feita por Chimamanda no programa TED Talk, em 2009. Dez anos depois, o vídeo é um dos mais acessados da plataforma, com cerca de 18 milhões de visualizações.
Responsável por encantar o mundo com suas narrativas ficcionais, Chimamanda também se mostra uma excelente pensadora do mundo contemporâneo, construindo pontes para um entendimento mais profundo entre culturas.
Sobre o Autor
Chimamanda Ngozi Adichie nasceu em Enugu, Nigéria, em 1977. É autora dos romances Meio sol amarelo (2008) ― vencedor do Orange Prize, adaptado ao cinema em 2013 ―, Hibisco roxo (2011) e Americanah (2014), além da coleção de contos No seu pescoço (2009), todos publicados no Brasil pela Companhia das Letras. Sua obra foi traduzida para mais de trinta línguas e apareceu em inúmeros periódicos, como as revistas New Yorker e Granta. Chimamanda vive entre a Nigéria e os Estados Unidos. Juntas, suas conferências no TED somam mais de 20 milhões de visualizações.
Author(s): Chimamanda Ngozi Adichie
Edition: 1ª
Publisher: Companhia das Letras
Year: 2019
Language: Portuguese
Commentary: Título original: The Danger of the Single Story
Pages: 54
City: São Paulo/SP
Tags: Palestras e conferências
Sumário
Nota da edição brasileira
O perigo de uma história única
Sobre a autora
Obras da autora publicadas pela Companhia das Letras