Publicada em 1859, A origem das espécies, do naturalista inglês Charles Darwin, mudou para sempre a maneira como os seres humanos compreendem si mesmos e o mundo à sua volta. Baseada no texto original, com tradução e apresentação do professor de filosofia da USP, Pedro Paulo Pimenta, esta edição traz ainda os artigos que anunciaram a teoria da seleção natural, os acréscimos mais importantes às edições posteriores e as primeiras reações do mundo científico à obra – fazendo desta a edição mais completa já publicada em língua portuguesa.
O volume possui mais de trinta aquarelas de plantas e animais ilustrados por Alex Cerveny.
Textos complementares presentes nesta edição
- "Esboço histórico do progresso da opinião, anterior a esta obra, sobre A origem das espécies" - capítulo da terceira edição de A origem das espécies (1861), por Charles Darwin
- "Objeções variadas à teoria da seleção natural" - capítulo da sexta edição de A origem das espécies (1872), por Charles Darwin
- "Da tendência das espécies a formar variedades; e Da perpetuação das variedades e espécies por meios naturais de seleção" por Charles Darwin e Alfred Russel Wallace (1860)
- Três resenhas sobre A origem das espécies, pelo botânico Asa Gray e pelos biólogos Thomas Huxley e Richard Owen (1860)
- Glossário de nomes
Sobre o Autor
Naturalista britânico, Darwin cursou Medicina na Edinburgh University por dois anos e não continuou na faculdade. Lá, ele entrou em contato com as então chamadas teorias de transmutação, que o iniciaram em questões evolutivas nas quais, posteriormente, se aprofundou. Depois disso, ele passou a considerar uma carreira eclesiástica. Com 18 anos, foi estudar religião na Faculty of Divinity da University of Cambridge, mas também não se adaptou a esses estudos e, lá, passava a maior parte do tempo exercendo seu hobbie principal, a coleção de besouros. Voltando-se, enfim, à biologia, conquistou a fama por sua teoria de evolução por seleção natural. Sua tese de que os homens são descendentes do macaco gerou polêmica na comunidade científica, o que foi antevisto por Darwin, que esperou 20 anos para publicar seu trabalho. Darwin teve uma vida atribulada pela doença, sentia muitas náuseas. Ele se casou com sua prima e teve 10 filhos, dos quais 3 faleceram ainda crianças. Deixou anotações relativas a preocupações suas com complicações que poderiam surgir da procriação entre dois membros de uma mesma família. Trabalhou até o fim da vida e morreu em 1882.
Author(s): Charles Darwin
Edition: 1ª
Publisher: Ubu Editora
Year: 2018
Language: Portuguese
Pages: 1244
City: São Paulo/SP
Tags: 1. Evolução (Biologia) 2. Seleção natural 3. Biologia. 4. Vida – Origem
SUMÁRIO
_________
APRESENTAÇÃO
O grande livro de Charles Darwin
Pedro Paulo Pimenta
A ORIGEM DAS ESPÉCIES POR MEIO DE SELEÇÃO NATURAL
Introdução
I. Variação sob domesticação
II. Variação na natureza
III. Luta pela existência
IV. Seleção natural
V. Leis de variação
VI. Dificuldades relativas à teoria
VII. Instinto
VIII. Hibridismo
IX. Da imperfeição do registro geológico
X. Da sucessão geológica dos seres orgânicos
XI. Distribuição geográfica
XII. Distribuição geográfica – continuação
XIII. Afinidades mútuas entre os seres orgânicos. Morfologia. Embriologia. Órgãos rudimentares
XIV. Recapitulação e conclusão
TEXTOS COMPLEMENTARES
Da tendência das espécies a formar variedades; e Da perpetuação das variedades e espécies por meios naturais de seleção (1858)
Charles Darwin e Alfred Russel Wallace
Três resenhas de A origem das espécies (1860)
Asa Gray, Thomas Huxley e Richard Owen
Esboço histórico – do progresso da opinião, anterior a esta obra, sobre A origem das espécies (3ª ed. 1861)
Charles Darwin
Objeções variadas à teoria da seleção natural (6ª ed. 1872)
Charles Darwin
Autores e obras mencionadas na primeira edição