Os Rebeldes: Geração Beat e Anarquismo Místico

This document was uploaded by one of our users. The uploader already confirmed that they had the permission to publish it. If you are author/publisher or own the copyright of this documents, please report to us by using this DMCA report form.

Simply click on the Download Book button.

Yes, Book downloads on Ebookily are 100% Free.

Sometimes the book is free on Amazon As well, so go ahead and hit "Search on Amazon"

A Geração Beat, de um pequeno grupo de poetas e escritores ditos marginais surgido nos Estados Unidos da década de 1950, se consolidou em um movimento que deixou como herança um rastro permanente na cultura e sociedade, rejeitando os padrões burgueses artísticos e comportamentais do American Way of Life pós-Segunda Guerra Mundial.

A literatura e a cultura em geral nunca mais seriam as mesmas depois do americaníssimo On the Road de Jack Kerouac, dos poemas de Lawrence Ferlinghetti e de Allen Ginsberg.

A contracultura esteve quase sempre imbuída de uma pluralidade não apenas politica e literária, mas também religiosa, que não pode deixar de ser associada ao perfil de seus integrantes. Os Beats não se limitaram a recuperar e reviver mitos arcaicos: criaram um novo mito. Um mito autorreferente, tendo como um dos alicerces o misticismo. A rejeição aos padrões tradicionais, as inovações de estilo, a experiencia com drogas em busca da sublimação espiritual e o interesse pela religião oriental foram o estopim e um dos grandes diferenciais desse movimento fundador.

Em Os rebeldes, Willer aborda a dimensão mistica e revela a historia desses personagens-personalidades que transcenderam os próprios limites e os de sua época. Inspirados nos escritos de William Blake, Arthur Rimbaud e W.B. Yeats, os Beats fundamentaram sua ideologia em tradições religiosas as mais variadas e assim constituíram a base para uma nova filosofia de vida e de arte, alem de abrir mil e uma estradas que não cessam de ser percorridas, uma geração apos a outra.

Author(s): Claudio Willer
Publisher: L&PM
Year: 2014

Language: Portuguese
Pages: 200
Tags: #Arts & Photography; #Biographies & Memoirs; #Literature; #Cultural; #Claudio Willer; #Beat Generation;