Jornada nas Estrelas: Memórias foi escrito para o leitor poder relembrar os dias gloriosos do seriado Jornada nas Estrelas. Tendo começado em 1966 como algo um pouco fora dos padrões do horário nobre da tevê norte-americana, e depois de obter índices de audiência instáveis durante toda a sua exibição, Jornada nas Estrelas continuou ao longo de quase três décadas, explodindo numa indústria de âmbito mundial e de bilhões de dólares. Como foi que isso aconteceu? O que fez dela um fenômeno tão singular que gerou aficionados pelo mundo inteiro? Embora diversos livros tenham tentado contar a verdadeira história dos bastidores da série, o melhor relato é este, realizado através da voz e da perspectiva privilegiada de quem realmente a viveu por inteiro; Este homem é William Shatner, o Capitão James T. Kirk da USS Enterprise — que teve a iniciativa de se lançar à empreitada de colher e juntar, às suas recordações e experiências pessoais, o depoimento autorizado de Leonard Nimoy, DeForest Kelley, George Takei e Walter Köenig; Nichelle Nichols, Majel Barret Roddenberry e dos produtores, designers, equipes de produção e efeitos especiais de Star Trek…”Jornada nas estrelas: Memórias” é animado pelos dramas e abalos dos bastidores da criação da série: neste livro conta-se a amizade de quase trinta anos entre Shatner e Nimoy, os trotes extravagantes praticados pelo elenco, equipe técnica e, principalmente, por Gene Roddenberry.
O importante e inestimável papel desempenhado por Gene L. Coon — entre suas muitas contribuições como roteirista de Jornada nas Estrelas, estão os Klingons, Khan Noonien Singh, Zefram Cochrane, a Federação Unida dos Planetas. O Comando da Frota Estelar e a Primeira Diretriz. Coon também “reescrevia e acertava”, em alta velocidade, outros roteiros do programa — [Ele era conhecido como um dos mais rápidos roteiristas de Hollywood, não sendo incomum para ele reescrever um roteiro para filmagens da noite para o dia ou em um fim de semana] — sob o pseudînimo de Lee Cronin ou sem receber os créditos: ele ajudou David Gerrold a polir o roteiro de “The Trouble With Tribbles”. Enquanto produtor associado encarregado e “showrunner” de Star Trek teve grande influência na estruturação e caracterização da dinâmica entre os personagens da série — o feeling entre Kirk, Spock e McCoy; Scotty, Sulu, Uhura, Riley, Chekov….
Assim como as rivalidades e conseqüências da “Guerra entre os Genes”. A verdade e o mito sobre o primeiro beijo inter-racial da TV em horário nobre – entre Kirk e Uhura; o inesperado fã de Nichelle Nichols que a convenceu a permanecer trabalhando na série. O que realmente aconteceu à ordenança Janice Rand e ao Capitão Christopher Pike. A briga e as querelas judiciais com Harlan Ellison em torno dos direitos de utilização do roteiro d’A Cidade à Beira da Eternidade” — e de como isso tudo afinal ajudou a salvar Jornada nas Estrelas do cancelamento. A história completa da monumental campanha “Salve Jornada nas Estrelas”, que prolongou a série por mais uma temporada.
Repletas do afeto, amizade e discórdia que só podem existir entre colegas que transpuseram juntos anos e anos de dificuldades — Jornada nas Estrelas: Memórias é a reminiscência definitiva da série que se tornou um verdadeiro fenômeno cultural: uma franchise que congrega os fãs em convenções, clubes e happenings em todo o mundo, além de servir de leit motiv e inspiração para uma grande variedade de obras: fanzines, comics, RPG’s, objetos de arte; desenhos, ilustrações, filmes, videos, animações…
[Sobre os Autores] Afora a sua icônica atuação em Star Trek como o Capitão Kirk, a carreira de Shatner se desenvolveu em shows da Broadway (The World of Suzie Wong e A Shot in the Dark); em filmes como “Os Irmãos Karamazov” e “O Julgamento de Nuremberg”; e outras conhecidas aparições do ator, inclusive como convidado, apresentador e mestre de cerimônias na programação da TV. É co-autor de “Believe” e do sci-fi TekWar, que está produzindo com a Universal. E do ‘William Shatner’s TekWorld’, uma publicação da Marvel Comics. |…| Chris Kreski é co-autor (com Barry Williams) de ‘Growing Up Brady’ e está escrevendo um livro em parceria com David Cassidy, intitulado C’Mon Get Happy: Fear and Loathing on the Partridge Family Bus. É também diretor editorial da MTV na criação e supervisão dos vídeos promocionais e especiais de rede.”Este livro é dedicado a todas as pessoas que trabalharam em Jornada nas Estrelas. Elas são os fenômenos que realizaram o fenômeno”. [William Shatner]
Author(s): William Shatner, Chris Kreski
Publisher: Nova Fronteira
Year: 1995
Language: Portuguese
Commentary: Título original: Star Trek Memories
Pages: 580
City: Rio de Janeiro/RJ
Tags: 1. Jornada nas estrelas (Programa de televisão). 2. Star Trek (Filme).