Pense em uma deliberação que mexa no seu bolso e na ponta estará o ministro da Fazenda. Do gabinete no quinto andar do Ministério da Fazenda, em Brasília, foi decidido quanto dinheiro cada brasileiro poderia retirar da sua caderneta de poupança; se o país ia parar de pagar sua dívida com os bancos estrangeiros; e até qual deveria ser o preço da passagem de ônibus. Nenhum outro posto concentra tanto poder. O nível de intrigas, conspirações e invejas que cerca o Ministro da Fazenda é insuperável.
Neste livro, o jornalista Thomas Traumann compara o cargo de Ministro da Fazenda do Brasil com o pior emprego do mundo. Poucas pessoas sofrem tanta pressão e em nenhum país alguém tem tantas atribuições, fruto da crônica dependência governamental da economia brasileira. A infl ação subiu? É culpa do ministro. A geração de postos de trabalho, o crescimento da economia, o peso dos impostos e outro punhado de indicadores do bem-estar econômico funcionam como uma espada sobre a cabeça do ministro, ameaçando cortá-la.
O seu chefe, o presidente, só se preocupa com um índice, o da popularidade.
Com entrevistas com quinze ex-ministros e uma pesquisa exaustiva, Traumann reconta a história recente da economia brasileira. É um retrato sobre o jogo do poder de Brasília, como ele é exercido, quem o exerce e como ele muda a sua vida.
Author(s): Thomas Traumann
Edition: 1ª
Publisher: Planeta
Year: 2018
Language: Portuguese
Pages: 558
City: São Paulo/SP
Tags: 1. Brasil – Política e governo - História 2. Brasil - Economia - História 3. Brasil. Ministério da Fazenda - Políticos
SUMÁRIO
PREFÁCIO. AVISOS E ALERTAS
CAPÍTULO UM. A CRISE DA DÍVIDA EXTERNA
CAPÍTULO DOIS. A GUERRA CONTRA A INFLAÇÃO
CAPÍTULO TRÊS. O INIMIGO INTERNO
CAPÍTULO QUATRO. EM BUSCA DA CREDIBILIDADE
CAPÍTULO CINCO. AS CRISES FINANCEIRAS DE 2008/2009 E DE 2012/2013
CAPÍTULO SEIS. A NOVA CRISE E AS MARCHAS DE 2013
CAPÍTULO SETE. A GRANDE RECESSÃO DO SÉCULO XXI
CAPÍTULO OITO. COMO CAEM E COMO SOBREVIVEM OS PRESIDENTES
CAPÍTULO NOVE. HORA DE PARTIR
EPÍLOGO. COMO SE ESCOLHE UM MINISTRO DA FAZENDA?
AGRADECIMENTOS
BIBLIOGRAFIA