Excelente introdução ao debate em torno da Teoria Queer, o presente livro é escrito com a precisão e a sensibilidade peculiares a Richard Miskolci, este jovem, inspirado e talentoso pesquisador das temáticas do corpo, das identidades e das subjetivações. A partir da narrativa pessoal de suas experiências escolares, marcadas pelo autoritarismo e pela violência dos anos finais da ditadura militar, adentramos, por meio de uma leitura leve e aprofundada, numa reflexão balizada pelo desejo de transformar as relações de poder presentes na escola heteronormativa, que desconhece as múltiplas facetas da expressão humana e impõe padrões binários daquilo que se espera do “ser homem” e do “ser mulher”.
A Teoria Queer, tal como vem sendo incorporada à cultura e às práticas da sociedade brasileira, vem questionar os dispositivos de biopolítica que disciplinam e controlam corpos e desejos, causando sofrimento a quem ousa ser diferente. E vem, assim, propor um novo olhar para a escola e para a educação, onde a ilusão da neutralidade quanto à construção ideológica de uma hegemonia identitária deve ser vinculada a alguns interesses – e não a outros.
Lidar com o diferente, na perspectiva de também se transformar e se colocar em questão: eis a provocação queer para uma escola que traz ao discurso as experiências do estigma e da humilhação, a fim de repensar a si própria em face do convívio humano e das demandas da sociedade civil.
Author(s): Richard Miskolci
Series: Série Cadernos da Diversidade #6
Edition: 2ª
Publisher: Autêntica
Year: 2017
Language: Portuguese
Pages: 144
City: Belo Horizonte/MG
Tags: 1. Controle social 2. Educação 3. Filosofia 4. Identidade de gênero 5. Identidade sexual 6. Identidade social 7. Sexo - Diferenças (Educação) 8. Teoria Queer
Agradecimentos
Introdução
I. Origens históricas da Teoria Queer
II. Estranhando a Educação
III. Um aprendizado pelas diferenças
Referências
Anexo. A guerra declarada contra o menino afeminado
Referências
Copyright