Examinando grandes eventos, personalidades e tendências de uma era — como as jornadas obscuras da família Manson, o surgimento dos shoppings e a fundação dos Panteras Negras — através das lentes de sua própria ebulição cultural, Joan Didion reflete sobre o absurdo e a paranoia que marcaram os anos 1960 e 1970, que nos apresentaram a cultura de massa como a conhecemos hoje.
Escrito com uma voz única, O álbum branco é um mosaico jornalístico e ensaístico do cotidiano americano de uma época fundamental para os Estados Unidos e o mundo. Um dos maiores clássicos do gênero, seu poder de surpreender e informar o leitor se mantém igual mesmo após décadas de sua publicação original.
Sobre o Autor
Joan Didion estudou Inglês em Berkeley e ganhou um concurso de ensaios patrocinado pela revista Vogue, onde trabalharia por mais de uma década. É considerada uma das precursoras do "novo jornalismo". Autora de onze obras de não ficção, entre elas, O ano do pensamento mágico, vencedor do National Book Award em 2005, O álbum branco e Noites azuis. Em 2013, ganhou a National Medal of Arts and Humanities do ex-presidente Barack Obama, mora em Nova York.
Author(s): Joan Didion
Edition: 1ª
Publisher: HarperCollins Brasil
Year: 2021
Language: Portuguese
Commentary: Título original: The White Album
Pages: 378
City: Rio de Janeiro/RJ
Tags: 1. Ensaios norte-americanos
Sumário
i / o álbum branco
O álbum branco
ii / república da califórnia
James Pike, norte-americano
Água benta
Muitas mansões
O Getty
Burocratas
Bons cidadãos
Notas para uma Dreampolitik
iii / mulheres
O movimento feminista
Doris Lessing
Georgia O’Keeffe
iv / temporadas
Nas ilhas
Em Hollywood
Na cama
Na estrada
No shopping
Em Bogotá
Na represa
v / acordando depois dos anos 1960
Acordando depois dos anos 1960
Dias tranquilos em Malibu