A construção das raças sempre foi utilizada como estratégia para obter e manter o poder, para criar dinâmicas que, ao mesmo tempo, oprimem, separam e silenciam. Argumentos racistas são tecidos e, a partir de então, disseminados ao longo de todo o país, e o primeiro passo para que seja possível construir uma sociedade norte-americana antirracista é, acima de tudo, conhecendo profundamente o passado e o presente racistas dos Estados Unidos.
Marcados: Racismo, antirracismo e vocês delineia a história do racismo, expondo como diversas narrativas políticas, literárias e filosóficas ao longo do tempo foram utilizadas com a finalidade de justificar a opressão em massa, a escravidão e o genocídio de pessoas negras. Dessa maneira os premiados Jason Reynolds e Ibram X. Kendi conduzem essa jornada, apresentando como ideias racistas tiveram início, de que formas foram difundidas e, principalmente, como podem ser desacreditadas e desconsideradas.
Por meio de uma emocionante, envolvente, acelerada e enérgica narrativa, Marcados não apenas direciona os holofotes para as várias e distintas formas de racismo presentes no dia a dia, mas também para quais estratégias você pode – e deve – adotar para identificar e eliminar, em seu cotidiano, pensamentos e posturas racistas, com o objetivo de criarmos um futuro justo, igualitário, consciente e, sem dúvidas, melhor.
Sobre os Autores
Jason Reynolds é um autor best-seller #1 do New York Times. Encontrou inspiração no rap para começar a escrever poesia, aos nove anos de idade, e é hoje um conceituado autor de ficção e poesia para jovens e adultos. Foi vencedor de diversos prêmios, entre eles Kirkus Award, Walter Dean Myers Award, Edgar Awards e Newbery Medal, além de finalista do National Book Awards com os livros Fantasma, em 2016, e Daqui pra baixo, em 2017. Vive atualmente em Washington, D.C., e convida você a visitá-lo em JasonWritesBooks.com.
Ibram X. Kendi é um premiado autor best-seller #1 do New York Times, responsável por Como ser antirracista, além de professor, ativista antirracista e historiador da política racial e discriminatória na América. Em 2020, ele assumiu o cargo de diretor do Center for Antiracist Research da Boston University. Colunista da revista The Atlantic, Kendi foi incluído na lista das 100 pessoas mais influentes de 2020 da Revista Time. O autor vive em Washington, D.C., e você pode visitá-lo em IbramXKendi.com.
Author(s): Jason Reynolds; Ibram X. Kendi
Edition: 1ª
Publisher: Galera
Year: 2021
Language: Portuguese
Commentary: Título original: Stamped: Racism, Antiracism, and You
Pages: 372
City: Rio de Janeiro/RJ
Tags: 1. Sociedade e cultura 2. Discriminação e Racismo 3. Política e Ciências Sociais
Sumário
INTRODUÇÃO
PARTE 1: 1415 – 172
1. A história do primeiro racista do mundo
2. Poder puritano
3. Um Adão diferente
4. Um racista prodígio
PARTE 2: 1743 – 1826
5. Prova na poesia
6. Intervalo
7. Volta do intervalo
8. Notas de Jefferson
9. Persuasão pela ascensão racial
10. O grande do contra
PARTE 3: 1826 – 1879
11. Comunicação de massa para a emancipação em massa
12. Pai Tomás
13. Abe, o complicado
14. A última jogada de Garrison
PARTE 4: 1868 – 1963
15. Disputa de gênios negros
16. Jack Johnson
17.O nascimento de uma nação (e de um novo transtorno)
18. A missão já está no nome
19. Cantar, dançar e escrever não adianta
20. Lar é onde o ódio está
PARTE 5: 1963 – HOJE
21. Quando a morte vem
22. Black Power
23. Foi caso de assassinato
24. Que guerra contra as drogas?
25. A trilha sonora da dor e da subversão
26. A força de um milhão
27. Cobrança além da conta
28. Um milagre, quem sabe?
EPÍLOGO
AGRADECIMENTOS
OUTRAS LEITURAS
NOTAS BIBLIOGRÁFICAS
ÍNDICE REMISSIVO