A ditadura na tela: o cinema documentário e as memórias do regime militar brasileiro

This document was uploaded by one of our users. The uploader already confirmed that they had the permission to publish it. If you are author/publisher or own the copyright of this documents, please report to us by using this DMCA report form.

Simply click on the Download Book button.

Yes, Book downloads on Ebookily are 100% Free.

Sometimes the book is free on Amazon As well, so go ahead and hit "Search on Amazon"

"A ditadura na tela: o cinema documentário e as memórias do regime militar brasileiro" é o resultado de sete edições da mostra de mesmo nome, realizada a partir de uma parceria entre o Núcleo de História Oral da UFMG e o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte entre 2014 e 2018. Na coletânea, 12 autoras e autores fazem reflexões sobre as formas específicas que os documentários ganham ao apresentar na tela lembranças sobre como foi viver a ditadura. Temas tão diversos como censura, teatro, futebol, movimento estudantil, sindicalismo, sexualidade, tortura, feminismo, repressão e música são abordados ao longo da publicação, chamando a atenção para o caráter polifônico da produção documentária sobre o período. A expectativa é a de que a publicação interesse a quem, independente da agenda particular de pesquisas, busque pensar as relações entre cinema documentário e História, os usos do passado no presente, a história social das memórias e a historiografia da ditadura militar brasileira.

Author(s): Carolina Dellamore, Gabriel Amato e Natália Batista (org.)
Series: 1
Edition: 1
Publisher: FAFICH
Year: 2018

Language: Portuguese
Pages: 260
City: Belo Horizonte
Tags: História do Brasil; ditadura militar; cinema.

INTRODUÇÃO – A ditadura na tela: questões conceituais, por Carolina Dellamore, Gabriel Amato e Natália Batista

CAPÍTULO 01 – Repare Bem (2012) e as estratégias de construção da memória em diálogo com o Estado brasileiro: o caso da Comissão de Anistia, por Juliana Ventura Fernandes.

CAPÍTULO 02 – “A UNE somos nós”: a construção de uma memória social nostálgica da resistência à ditadura no documentário Memória do movimento estudantil (2007), de Silvio Tendler, por Gabriel Amato.

CAPÍTULO 03 – Censura, homossexualidades e resistência na narrativa cinematográfica de Cassandra Rios: a safo de perdizes (2013), por Ana Marília Carneiro.

CAPÍTULO 04 – “Está tudo parado”: imagens do movimento grevista no documentário Greve! (1979), de João Batista de Andrade, por Carolina Dellamore.

CAPÍTULO 05 – “Esquecidos, celebrados, geniais”: reconfigurações do campo historiográfico a partir do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, por Natália Batista.

CAPÍTULO 06 – Passados cinzentos, memórias tingidas: o mosaico histórico de Tropicália (2012), por Davi Aroeira Kacowicz.

CAPÍTULO 07 – “Uma resposta de vida” à ditadura militar brasileira: memórias femininas no filme Que bom te ver viva (1989), por Débora Raiza Carolina Rocha Silva.

CAPÍTULO 08 – Memórias do chumbo: o futebol nos tempos do Condor (2012) – documento histórico ou panfleto político?, por Marcus Vinícius Costa Lage.

CAPÍTULO 09 – As batalhas pela memória da ditadura em Simonal – ninguém sabe o duro que dei (2009): discursos emergentes, leituras subterrâneas, por Bruno Vinícius de Morais.

CAPÍTULO 10 – O ato de lembrar a militância sob a ótica feminina: o caso do documentário Subversivas (2013), por Isabel Cristina Leite.

Parte II: O fazer e o guardar no campo do cinema-documentário sobre ditadura

CAPÍTULO 11 – Testemunho filmado e montagem direta dos documentos, por Anita Leandro.

CAPÍTULO 12 – BH em movimento: memórias da ditadura militar na capital de Minas Gerais presentes no acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS), por Marcella Furtado.