O alerta final sobre as consequências da destruição do meio ambiente feito por um dos principais especialistas no assunto
James Lovelock é um observador do mundo, atuante e celebrado desde os anos 1960 por suas conclusões precisas sobre o meio ambiente e as ameaças ao equilíbrio do planeta Terra. Ele foi, por exemplo, o primeiro cientista a constatar o acúmulo de CFCs e de outros gases tóxicos na atmosfera. Em Gaia: alerta final, Lovelock mostra que quase todas as previsões sobre a velocidade das mudanças climáticas foram baseadas em estimativas que, segundo pesquisadores de diversas áreas, menosprezaram sua rapidez e seus impactos reais. Ou seja, a vida tal como a conhecemos está seriamente ameaçada e as populações de muitos países correm perigo de fato.
O autor argumenta que somente a teoria de Gaia, concebida por ele há mais de quarenta anos e que entende a Terra como um grande organismo vivo, poderá nos ajudar a reverter esta crise. De um modo muito realista, Lovelock explica o que poderia ser feito para amenizar os problemas gerados pelas mudanças climáticas, mas não se exime de mostrar o quão desafiadoras essas soluções podem ser, já que, em geral, temos dificuldade para mudar nossos hábitos.
No limiar de transformações que podem mudar o curso da humanidade, é difícil imaginar uma mensagem mais urgente. Gaia: alerta final é um último aviso.
Author(s): James Lovelock
Edition: 1ª
Publisher: Intrínseca
Year: 2020
Language: Portuguese
Commentary: TÍTULO ORIGINAL The Vanishing Face of Gaia: A final warning
Pages: 461
City: Rio de Janeiro – RJ
Tags: Geologia - Meio Ambiente - Clima
Dedicatória
Agradecimentos
Prefácio por Martin Rees
1. A jornada no espaço e no tempo
2. A previsão climática
3. Consequências e sobrevivência
4. Fontes de energia e alimento
5. Geoengenharia
6. A história da Teoria de Gaia
7. Percepções de Gaia
8. Ser ou não ser verde
9. Ao próximo mundo
Imagens
Glossário
Outras leituras
Créditos das imagens
Sobre o autor