Textos andinos: 1954-1955

This document was uploaded by one of our users. The uploader already confirmed that they had the permission to publish it. If you are author/publisher or own the copyright of this documents, please report to us by using this DMCA report form.

Simply click on the Download Book button.

Yes, Book downloads on Ebookily are 100% Free.

Sometimes the book is free on Amazon As well, so go ahead and hit "Search on Amazon"

Em Textos andinos (1954-1955), estão reunidos os artigos que marcaram a segunda fase da carreira jornalística do escritor colombiano. Publicados no jornal El Espectador de Bogotá, entre 1954 e 1955, revelam os indícios dos temas prediletos do extraordinário romancista colombiano. Além de seus primeiros grandes trabalhos investigativos, como o aclamado Relato de um náufrago, esta coletânea inclui críticas de cinema e exibe os resultados de leituras do escritor, particularmente de Camus e Hemingway, onde a forma delata preocupações estilísticas fundamentais. Traz reflexões, análises sobre fatos cotidianos, e expõe seu rigor narrativo superando o afã da mera informação para alcançar valor literário.

Author(s): Gabriel García Márquez
Series: Obra jornalística 2
Edition:
Publisher: Record
Year: 2019

Language: Portuguese
Commentary: Título original ENTRE CACHACOS
Pages: 1809
City: Rio de Janeiro/RJ
Tags: 1. Ensaios colombianos. 2. Jornalismo.

SUMÁRIO

Prólogo, por Jacques Gilard
TEXTOS ANDINOS (1954-1955)
Fevereiro de 1954
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O fruto proibido, Anjo do mal, Dois filmes policiais, Jornada cruel. — “El Torito”, o hino do Carnaval.
Março de 1954
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Dois musicais, A festa do coração, Cinema nacional — La Marquesita de La Sierpe. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana/: Inferno 17, Bienvenido, Mr. Marshall [Bem-vindo, sr. Marshall], El niño y la niebla [O menino e a névoa]. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Amar-te é meu destino, Como agarrar um milionário, Um plano sinistro, Hinter Klostermauern [Atrás dos muros do convento], Senhorita Júlia. — Los elementos del desastre. — A herança sobrenatural de La Marquesita. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: À meia-noite do amor, Lágrimas robadas [Lágrimas roubadas], O sol brilha na imensidão. — A estranha idolatria de La Sierpe.
Abril de 1954
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: A princesa e o plebeu, Reportaje [Reportagem]. — O morto alegre. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Mogambo, Dois filmes literários, Vulcano [Vulcão], Dois filmes policiais. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: I sette dell’Orsa Maggiori [Os sete da Ursa Maior], As noites de Decameron. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Milagre em Milão. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Topaze [Topázio], Dois filmes alemães, Mercado de mulheres.
Maio de 1954
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Le due verità [As duas verdades], O malabarista, Os corruptos, Rochedos da morte. — Um homem vem sob a chuva. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Tre storie proibite [Três histórias proibidas], Pérfida. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O garotinho perdido, O mar que nos cerca, Fuga do passado, Júlio César. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Menzogna [Mentira], Hondo: Caminhos ásperos.
Junho de 1954
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Duas mulheres, O príncipe valente, Não desonres o teu sangue, O senhor fotógrafo. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O salário do medo, Dieu a besoin des hommes [Deus precisa dos homens]. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Nós, as mulheres, O selvagem, A sombra da noite. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Signori in carrozza! [Senhores, ao trem!], A selva nua, O salário do medo.
Julho de 1954
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O cangaceiro, Caprichos de uma mulher, O sol brilha na imensidão, Totó nas Arábias. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Mais forte que a morte, Ardida como pimenta, Tormenta sob os mares, Os mistérios do Marrocos. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O diabo riu por último, Máscaras, Tentación [Tentação], Noticiários franceses. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Un divorcio [Um divórcio], Música e lágrimas, Tous les chemins mènent à Rome [Todos os caminhos levam a Roma], Cine-Variedades.
Agosto de 1954
Balanço e reconstituição da catástrofe de Antióquia. — Balanço e reconstituição da catástrofe de Antióquia (II). — Balanço e reconstituição da catástrofe de Antióquia (III). — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Jeromín, Geleiras do inferno, Um leão está nas ruas. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O homem que o mundo esqueceu, A morte ronda o cais. — Álvaro Cepeda Samudio. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Nerone e Messalina [Nero e Messalina], El valor de vivir [A importância de viver], El viaje de la reina Isabel II de Inglaterra [A viagem da rainha Elizabeth II da Inglaterra]. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: El rapto [O rapto], Gigolo and Gigolette [Gigolô e Gigolete], Os maridos da mamãe.
Setembro de 1954
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Se Versalhes falasse, Todos os irmãos eram valentes, Outros tempos. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: A fonte dos desejos, Heidi, Llévame en tus brazos [Leva-me em teus braços], La aventura comienza mañana [A aventura começa amanhã], Dortoir des grandes [Dormitório para maiores]. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Os amores de Lucrécia Bórgia, Sie fanden eine Heimat [Eles encontraram uma pátria], UPA. — Quibdó, totalmente paralisada. — O Chocó que a Colômbia desconhece. — O Chocó que a Colômbia desconhece (II).
Outubro de 1954
O Chocó que a Colômbia desconhece (III). — O Chocó que a Colômbia desconhece (IV). — El Espectador visita Paz del Río. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: A volta de dom Camillo, Cara-de-pau, Weisse Sklaven [Escravos brancos]. O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Perdonami [Perdoa-me], El gran concierto [O grande concerto]. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Filhos do amor, Quando a mulher erra, O inimigo público nº 1. — Por que você vai à matinê?. — A preparação da feira internacional. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Loucuras de um milionário, O fantasma do castelo, Rapsódia, Leur dernière nuit [A última noite], Luis Buñuel.
Novembro de 1954
O carteiro bate mil vezes. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: La peccatrice dell’isola [A pecadora da ilha], Três velhos filmes, Informação e propaganda. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Les orgueilleux [Os orgulhosos], Entre parênteses, A importância de ser prudente, Le boulanger de Valorgue [O padeiro de Valorgue], O fantasma da rua Morgue, Mais cinema italiano. — A cidade ficou paralisada. — Como nasceu e como funciona a nova universidade. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O capote, A mulher de Satã, Amor de outono. — Dramas reais no cinema mexicano. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Alemanha, ano zero, Cinema argentino, Papai não quer, Christina.
Dezembro de 1954
Um personagem singular em Bogotá. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Disque M para matar, La guerra de Dios [A guerra de Deus], Il mondo le condanna [O mundo a condena], Quo Vadis?. — Da Coréia à realidade. — Da Coréia à realidade (II). — Da Coréia à realidade (III). — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Die weisse Hölle von Piz Palu [O inferno branco de Piz Palu], Los hijos de nadie [Filhos de ninguém], Elle et moi [Ela e eu]. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: A fera deve morrer, Festival UPA, The Secret People [As pessoas secretas]. — Um Papai Noel de verdade alegra este Natal em Bogotá. — História de um cabelo branco. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: La bergère et le ramoneur [A pastora e o limpador de chaminés], O maior espetáculo da Terra, Minha espada, minha lei, Desejo humano. — Resumo crítico do ano cinematográfico em Bogotá.
Janeiro de 1955
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Daniel Gélin e Burt Lancaster, O outro homem, A culpa dos pais. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Mattarazzo e Bonnard, Lua-de-mel agitada. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Um homem e dez destinos, Julieta, Dois relançamentos, Entre parênteses. — O escândalo artístico em Barranquilla. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Um fio de esperança, O drama do deserto, Fanfan la Tulipe. — Os cartageneros ganham outra batalha. — A história se escreve com chapéu.
Fevereiro de 1955
Um grande escultor colombiano “adotado” pelo México. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Umberto D., Avant le deluge [Antes do dilúvio]. — As intimidades de um célebre toureiro colombiano. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O carneiro de cinco patas, A mocidade é assim mesmo, Noticiários franceses. — Como José Dolores vê o problema do café. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: L’étrange madame X [A estranha senhora X], Entre parênteses, Sí... Sí... Es él [Sim, sim, é ele], O príncipe estudante. — Inaugurada ontem à noite exposição não-impressionista. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Désirée, o amor de Napoleão, Meu ofício é matar, Amarte es mi pecado [Amar-te é meu pecado].
Março de 1955
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: A nave da revolta, Matar ou morrer. — A natureza decide o velho pleito entre Puerto Colombia e Bocas de Ceniza. — Via-crúcis de Bocas de Ceniza (II). — Via-crúcis de Bocas de Ceniza (Conclusão). — O náufrago sobrevivente passou 11 dias em uma frágil balsa. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: A condessa descalça, Amor de outono, Magia verde. — Um diretor italiano em Bogotá. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Insatisfeita, Filmes de arte, O mundo é das mulheres. — O Chocó irredento. — Marinha cria assessoria de informação exclusiva para o náufrago. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Os filhos de Hiroshima, o filme mais parecido com o inferno, Johnny Guitar. — A explicação de uma odisséia no mar.
Abril de 1955
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: A viúva negra, Romance de minha vida, Le chevalier de Maison Rouge [O cavaleiro da Casa Vermelha]. — A verdade sobre minha aventura (I). — A verdade sobre minha aventura (II). — A verdade sobre minha aventura (III). — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Sabrina. — A verdade sobre minha aventura (IV). — A verdade sobre minha aventura (V). — A verdade sobre minha aventura (VI). — A verdade sobre minha aventura (VII). — A verdade sobre minha aventura (VIII). — A verdade sobre minha aventura (IX). — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Sindicato de ladrões, Die Spur führt nach Berlin [As pistas levam a Berlim]. — A verdade sobre minha aventura (X). — A verdade sobre minha aventura (XI). — A verdade sobre minha aventura (XII). — A verdade sobre minha aventura (XIII). — A verdade sobre minha aventura (XIV). — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Cidade da perdição, O segredo dos incas.
Maio de 1955
O drama de três mil crianças colombianas desabrigadas. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Carmen Jones, Entre parênteses. — Fala uma testemunha da primeira explosão atômica. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Crimes d’alma, A grande paixão, Caixa postal. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Caminhos sem volta, Amar é sofrer, Paisagens colombianas. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Quando as mulheres esperam, Louisiana Story. — Grande batida para controlar a “febre do ciclismo” em Bogotá.
Junho de 1955
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O coração da matéria. — Uma vítima relata o acidente aéreo do Chocó. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Nasce uma estrela, Três dias de amor, Cinema nacional. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo I. — Nota do redator. Cinco dias de reportagem contínua. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo II. — Nota do redator. Perfume para limpar troféus. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo III. — Nota do redator. “Pego você, Ramón”. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo IV. — Nota do redator. “O milagre está em seu tórax”.
Julho de 1955
O tricampeão revela seus segredos. Capítulo V. — Nota do redator. “O intelectual do ciclismo”. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo VI. — Nota do redator. O campeão não quer se casar. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo VII. — Nota do redator. Cem cartas diárias para escolher — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo VIII. — Nota do redator. “O Escaravelho”, nome equivocado. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo IX. — Nota do redator. “O ‘Zipa’ não está queimado”. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo X. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo XI. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo XII. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Última classe, Robinson Crusoé. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo XIII. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo XIV.
Apêndice I
A crise do transporte urbano. — A crise do transporte urbano (II). — A crise do transporte urbano (III). — El Espectador visita as cidades.
Apêndice II. “Día a día”
Cleópatra. — Descoberta de Marilyn. — Coqueteria política. — A rainha solitária. — A importância de se chamar Maruja. — O cinema pelo cinema. — Os heróis também comem. — O escravo do vício. — A hérnia é inocente. — “Que a prendam”. — Soluções ao ar livre. — Cinema oficial. — Herriot fala de Picasso. — Quase uma história de horror. — Um esporte como qualquer outro. — Sofre-se, mas se vota. — O hábito da moderação. — Em qualquer circunstância. — Os Oscar de 1953. — O pequeno mundo de dom Gregorio. — O leitor e o gourmet. — “Pode beijá-la na mão”. — Um grande acontecimento— Audrey. — Erro de cálculo. — Bulimia. — Malaparte ao fundo. — Fenômenos desnudados. — Regresso ao Gênesis. — Que a música continue. — Os conquistadores. — Salvación del recuerdo. — A hora do príncipe. — Ingrid, outra vez. — Depois da tormenta. — Nada mais que pedras. — Salvador salvo. — Sob o signo de Touro. — O asno de ouro. — O cúmulo do equilíbrio. — Um escritor no cárcere. — Mostra-me teu bigode e eu te direi quem és. — Cinema nacional. — Um grande filme. — Devemos cuidar dos fantasmas. — Digestão de diamantes. — O sr. Truman ao piano. — O mais ousado dos pretextos. — Literaturismo. — Grande lástima!. — O medo é melhor. — Não é mera coincidência. — Mister América. — Temos que inventar inventores. — Contra vento e maré. — A taurofilia do touro. — Filosofia ao pé da letra. — Tragiquadrinhos. — Bogotá, cidade tropical. — Cinema do Brasil. — Problema privado entre homens públicos. — O homem que inventou o celofane. — Perigo em roupa de banho. — Duelo apócrifo. — Outra vez as quíntuplas são cinco. — Flores eternas. — Alma no lodo. — A mais bela. — A magia do contrabando. — Picasso na arena. — Dança bárbara. — Os precursores. — Canibais à napolitana. — A visita do gelo. — O burro no circo. — O navio fantasma. — A rosa azul. — As baleias são ilhas. — Sexta-feira. — Bud Fisher. — Diabéticos, S.A.. — Bem-vindo, sr. Marshall?. — Palavras e não fatos. — Álvaro Mutis. — Cinema japonês. — Fama pelo avesso. — Marilyn no banco. — A paz esteja convosco. — Exposição de Ramírez Villamizar. — Hemingway, Prêmio Nobel. — Não é demais?. — Natureza à solta. — Poligamia teórica. — O último ato, com varíola. — O enigma de Bocas de Ceniza. — Consideração com o que paga. — Quarenta mil dólares de amor. — Inventado o primitivismo. — Os dois filósofos. — A Itália em Hollywood. — O rapaz da bicicleta. — O tigre de Juan Mina. — Um livro de Arturo Laguado. — Uma moeda de dois centavos e meio. — Leite para as crianças da França. — Los elegidos no cinema. — A tortura visual no cinema. — O dia do solteiro. — Um palácio de retorno. — A tortura do cinema. — O pobre Huseyin. — Nove senhoras vão à selva. — Não é Churchill. — O pecador Pedro Guzmán. — “O velho que tinha lido todos os livros”. — A última crônica. — A psicologia do dentifrício. — Juradó, uma cidade fantasma. — Senhora presidenta. — E agora para onde?. — Como em 1905. — Uma pequena história romana. — Proibido beijar no cinema. — O tempo parou. — “Ao pó voltarás...”. — Juanito Trucupei. — Já não cantam os barbeiros. — Algo mais do que uma coincidência. — Epílogo de um cinqüentenário. — O tigre de Aracataca. — Amor na linha “H”. — Umberto D.. — Natal em fevereiro. — Uma notícia em Santa Marta. — Profetas fora de sua terra. — O inventor de invenções. — O filme do sr. Wendfenton. — Tudo é possível no Carnaval. — Limite!. — A verdadeira hora da verdade. — O problema de se chamar George. — Concerto para lagostas. — Penicilina para ladrões. — Chapéus. — Cinema por voto popular. — “O poder e a glória”. — A morte pública. — Os convidados da segunda-feira. — Como um fantasma na televisão. — Mito. — O inventor está no Rio de Janeiro. — Com juiz, mas sem juizado. — As Dionne, em carne e osso. — Orquestra sem música. — A fotogenia do fantasma. — Usos e abusos do guarda-chuva. — Fundación (Magd.). — O mais humano dos bairros.
Cronologia
Índice remissivo