SUMÁRIO
Prólogo, por Jacques Gilard
TEXTOS ANDINOS (1954-1955)
Fevereiro de 1954
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O fruto proibido, Anjo do mal, Dois filmes policiais, Jornada cruel. — “El Torito”, o hino do Carnaval.
Março de 1954
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Dois musicais, A festa do coração, Cinema nacional — La Marquesita de La Sierpe. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana/: Inferno 17, Bienvenido, Mr. Marshall [Bem-vindo, sr. Marshall], El niño y la niebla [O menino e a névoa]. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Amar-te é meu destino, Como agarrar um milionário, Um plano sinistro, Hinter Klostermauern [Atrás dos muros do convento], Senhorita Júlia. — Los elementos del desastre. — A herança sobrenatural de La Marquesita. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: À meia-noite do amor, Lágrimas robadas [Lágrimas roubadas], O sol brilha na imensidão. — A estranha idolatria de La Sierpe.
Abril de 1954
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: A princesa e o plebeu, Reportaje [Reportagem]. — O morto alegre. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Mogambo, Dois filmes literários, Vulcano [Vulcão], Dois filmes policiais. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: I sette dell’Orsa Maggiori [Os sete da Ursa Maior], As noites de Decameron. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Milagre em Milão. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Topaze [Topázio], Dois filmes alemães, Mercado de mulheres.
Maio de 1954
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Le due verità [As duas verdades], O malabarista, Os corruptos, Rochedos da morte. — Um homem vem sob a chuva. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Tre storie proibite [Três histórias proibidas], Pérfida. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O garotinho perdido, O mar que nos cerca, Fuga do passado, Júlio César. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Menzogna [Mentira], Hondo: Caminhos ásperos.
Junho de 1954
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Duas mulheres, O príncipe valente, Não desonres o teu sangue, O senhor fotógrafo. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O salário do medo, Dieu a besoin des hommes [Deus precisa dos homens]. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Nós, as mulheres, O selvagem, A sombra da noite. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Signori in carrozza! [Senhores, ao trem!], A selva nua, O salário do medo.
Julho de 1954
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O cangaceiro, Caprichos de uma mulher, O sol brilha na imensidão, Totó nas Arábias. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Mais forte que a morte, Ardida como pimenta, Tormenta sob os mares, Os mistérios do Marrocos. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O diabo riu por último, Máscaras, Tentación [Tentação], Noticiários franceses. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Un divorcio [Um divórcio], Música e lágrimas, Tous les chemins mènent à Rome [Todos os caminhos levam a Roma], Cine-Variedades.
Agosto de 1954
Balanço e reconstituição da catástrofe de Antióquia. — Balanço e reconstituição da catástrofe de Antióquia (II). — Balanço e reconstituição da catástrofe de Antióquia (III). — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Jeromín, Geleiras do inferno, Um leão está nas ruas. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O homem que o mundo esqueceu, A morte ronda o cais. — Álvaro Cepeda Samudio. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Nerone e Messalina [Nero e Messalina], El valor de vivir [A importância de viver], El viaje de la reina Isabel II de Inglaterra [A viagem da rainha Elizabeth II da Inglaterra]. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: El rapto [O rapto], Gigolo and Gigolette [Gigolô e Gigolete], Os maridos da mamãe.
Setembro de 1954
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Se Versalhes falasse, Todos os irmãos eram valentes, Outros tempos. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: A fonte dos desejos, Heidi, Llévame en tus brazos [Leva-me em teus braços], La aventura comienza mañana [A aventura começa amanhã], Dortoir des grandes [Dormitório para maiores]. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Os amores de Lucrécia Bórgia, Sie fanden eine Heimat [Eles encontraram uma pátria], UPA. — Quibdó, totalmente paralisada. — O Chocó que a Colômbia desconhece. — O Chocó que a Colômbia desconhece (II).
Outubro de 1954
O Chocó que a Colômbia desconhece (III). — O Chocó que a Colômbia desconhece (IV). — El Espectador visita Paz del Río. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: A volta de dom Camillo, Cara-de-pau, Weisse Sklaven [Escravos brancos]. O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Perdonami [Perdoa-me], El gran concierto [O grande concerto]. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Filhos do amor, Quando a mulher erra, O inimigo público nº 1. — Por que você vai à matinê?. — A preparação da feira internacional. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Loucuras de um milionário, O fantasma do castelo, Rapsódia, Leur dernière nuit [A última noite], Luis Buñuel.
Novembro de 1954
O carteiro bate mil vezes. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: La peccatrice dell’isola [A pecadora da ilha], Três velhos filmes, Informação e propaganda. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Les orgueilleux [Os orgulhosos], Entre parênteses, A importância de ser prudente, Le boulanger de Valorgue [O padeiro de Valorgue], O fantasma da rua Morgue, Mais cinema italiano. — A cidade ficou paralisada. — Como nasceu e como funciona a nova universidade. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O capote, A mulher de Satã, Amor de outono. — Dramas reais no cinema mexicano. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Alemanha, ano zero, Cinema argentino, Papai não quer, Christina.
Dezembro de 1954
Um personagem singular em Bogotá. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Disque M para matar, La guerra de Dios [A guerra de Deus], Il mondo le condanna [O mundo a condena], Quo Vadis?. — Da Coréia à realidade. — Da Coréia à realidade (II). — Da Coréia à realidade (III). — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Die weisse Hölle von Piz Palu [O inferno branco de Piz Palu], Los hijos de nadie [Filhos de ninguém], Elle et moi [Ela e eu]. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: A fera deve morrer, Festival UPA, The Secret People [As pessoas secretas]. — Um Papai Noel de verdade alegra este Natal em Bogotá. — História de um cabelo branco. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: La bergère et le ramoneur [A pastora e o limpador de chaminés], O maior espetáculo da Terra, Minha espada, minha lei, Desejo humano. — Resumo crítico do ano cinematográfico em Bogotá.
Janeiro de 1955
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Daniel Gélin e Burt Lancaster, O outro homem, A culpa dos pais. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Mattarazzo e Bonnard, Lua-de-mel agitada. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Um homem e dez destinos, Julieta, Dois relançamentos, Entre parênteses. — O escândalo artístico em Barranquilla. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Um fio de esperança, O drama do deserto, Fanfan la Tulipe. — Os cartageneros ganham outra batalha. — A história se escreve com chapéu.
Fevereiro de 1955
Um grande escultor colombiano “adotado” pelo México. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Umberto D., Avant le deluge [Antes do dilúvio]. — As intimidades de um célebre toureiro colombiano. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O carneiro de cinco patas, A mocidade é assim mesmo, Noticiários franceses. — Como José Dolores vê o problema do café. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: L’étrange madame X [A estranha senhora X], Entre parênteses, Sí... Sí... Es él [Sim, sim, é ele], O príncipe estudante. — Inaugurada ontem à noite exposição não-impressionista. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Désirée, o amor de Napoleão, Meu ofício é matar, Amarte es mi pecado [Amar-te é meu pecado].
Março de 1955
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: A nave da revolta, Matar ou morrer. — A natureza decide o velho pleito entre Puerto Colombia e Bocas de Ceniza. — Via-crúcis de Bocas de Ceniza (II). — Via-crúcis de Bocas de Ceniza (Conclusão). — O náufrago sobrevivente passou 11 dias em uma frágil balsa. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: A condessa descalça, Amor de outono, Magia verde. — Um diretor italiano em Bogotá. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Insatisfeita, Filmes de arte, O mundo é das mulheres. — O Chocó irredento. — Marinha cria assessoria de informação exclusiva para o náufrago. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Os filhos de Hiroshima, o filme mais parecido com o inferno, Johnny Guitar. — A explicação de uma odisséia no mar.
Abril de 1955
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: A viúva negra, Romance de minha vida, Le chevalier de Maison Rouge [O cavaleiro da Casa Vermelha]. — A verdade sobre minha aventura (I). — A verdade sobre minha aventura (II). — A verdade sobre minha aventura (III). — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Sabrina. — A verdade sobre minha aventura (IV). — A verdade sobre minha aventura (V). — A verdade sobre minha aventura (VI). — A verdade sobre minha aventura (VII). — A verdade sobre minha aventura (VIII). — A verdade sobre minha aventura (IX). — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Sindicato de ladrões, Die Spur führt nach Berlin [As pistas levam a Berlim]. — A verdade sobre minha aventura (X). — A verdade sobre minha aventura (XI). — A verdade sobre minha aventura (XII). — A verdade sobre minha aventura (XIII). — A verdade sobre minha aventura (XIV). — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Cidade da perdição, O segredo dos incas.
Maio de 1955
O drama de três mil crianças colombianas desabrigadas. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Carmen Jones, Entre parênteses. — Fala uma testemunha da primeira explosão atômica. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Crimes d’alma, A grande paixão, Caixa postal. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Caminhos sem volta, Amar é sofrer, Paisagens colombianas. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Quando as mulheres esperam, Louisiana Story. — Grande batida para controlar a “febre do ciclismo” em Bogotá.
Junho de 1955
O cinema em Bogotá. Estréias da semana: O coração da matéria. — Uma vítima relata o acidente aéreo do Chocó. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Nasce uma estrela, Três dias de amor, Cinema nacional. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo I. — Nota do redator. Cinco dias de reportagem contínua. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo II. — Nota do redator. Perfume para limpar troféus. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo III. — Nota do redator. “Pego você, Ramón”. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo IV. — Nota do redator. “O milagre está em seu tórax”.
Julho de 1955
O tricampeão revela seus segredos. Capítulo V. — Nota do redator. “O intelectual do ciclismo”. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo VI. — Nota do redator. O campeão não quer se casar. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo VII. — Nota do redator. Cem cartas diárias para escolher — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo VIII. — Nota do redator. “O Escaravelho”, nome equivocado. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo IX. — Nota do redator. “O ‘Zipa’ não está queimado”. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo X. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo XI. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo XII. — O cinema em Bogotá. Estréias da semana: Última classe, Robinson Crusoé. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo XIII. — O tricampeão revela seus segredos. Capítulo XIV.
Apêndice I
A crise do transporte urbano. — A crise do transporte urbano (II). — A crise do transporte urbano (III). — El Espectador visita as cidades.
Apêndice II. “Día a día”
Cleópatra. — Descoberta de Marilyn. — Coqueteria política. — A rainha solitária. — A importância de se chamar Maruja. — O cinema pelo cinema. — Os heróis também comem. — O escravo do vício. — A hérnia é inocente. — “Que a prendam”. — Soluções ao ar livre. — Cinema oficial. — Herriot fala de Picasso. — Quase uma história de horror. — Um esporte como qualquer outro. — Sofre-se, mas se vota. — O hábito da moderação. — Em qualquer circunstância. — Os Oscar de 1953. — O pequeno mundo de dom Gregorio. — O leitor e o gourmet. — “Pode beijá-la na mão”. — Um grande acontecimento— Audrey. — Erro de cálculo. — Bulimia. — Malaparte ao fundo. — Fenômenos desnudados. — Regresso ao Gênesis. — Que a música continue. — Os conquistadores. — Salvación del recuerdo. — A hora do príncipe. — Ingrid, outra vez. — Depois da tormenta. — Nada mais que pedras. — Salvador salvo. — Sob o signo de Touro. — O asno de ouro. — O cúmulo do equilíbrio. — Um escritor no cárcere. — Mostra-me teu bigode e eu te direi quem és. — Cinema nacional. — Um grande filme. — Devemos cuidar dos fantasmas. — Digestão de diamantes. — O sr. Truman ao piano. — O mais ousado dos pretextos. — Literaturismo. — Grande lástima!. — O medo é melhor. — Não é mera coincidência. — Mister América. — Temos que inventar inventores. — Contra vento e maré. — A taurofilia do touro. — Filosofia ao pé da letra. — Tragiquadrinhos. — Bogotá, cidade tropical. — Cinema do Brasil. — Problema privado entre homens públicos. — O homem que inventou o celofane. — Perigo em roupa de banho. — Duelo apócrifo. — Outra vez as quíntuplas são cinco. — Flores eternas. — Alma no lodo. — A mais bela. — A magia do contrabando. — Picasso na arena. — Dança bárbara. — Os precursores. — Canibais à napolitana. — A visita do gelo. — O burro no circo. — O navio fantasma. — A rosa azul. — As baleias são ilhas. — Sexta-feira. — Bud Fisher. — Diabéticos, S.A.. — Bem-vindo, sr. Marshall?. — Palavras e não fatos. — Álvaro Mutis. — Cinema japonês. — Fama pelo avesso. — Marilyn no banco. — A paz esteja convosco. — Exposição de Ramírez Villamizar. — Hemingway, Prêmio Nobel. — Não é demais?. — Natureza à solta. — Poligamia teórica. — O último ato, com varíola. — O enigma de Bocas de Ceniza. — Consideração com o que paga. — Quarenta mil dólares de amor. — Inventado o primitivismo. — Os dois filósofos. — A Itália em Hollywood. — O rapaz da bicicleta. — O tigre de Juan Mina. — Um livro de Arturo Laguado. — Uma moeda de dois centavos e meio. — Leite para as crianças da França. — Los elegidos no cinema. — A tortura visual no cinema. — O dia do solteiro. — Um palácio de retorno. — A tortura do cinema. — O pobre Huseyin. — Nove senhoras vão à selva. — Não é Churchill. — O pecador Pedro Guzmán. — “O velho que tinha lido todos os livros”. — A última crônica. — A psicologia do dentifrício. — Juradó, uma cidade fantasma. — Senhora presidenta. — E agora para onde?. — Como em 1905. — Uma pequena história romana. — Proibido beijar no cinema. — O tempo parou. — “Ao pó voltarás...”. — Juanito Trucupei. — Já não cantam os barbeiros. — Algo mais do que uma coincidência. — Epílogo de um cinqüentenário. — O tigre de Aracataca. — Amor na linha “H”. — Umberto D.. — Natal em fevereiro. — Uma notícia em Santa Marta. — Profetas fora de sua terra. — O inventor de invenções. — O filme do sr. Wendfenton. — Tudo é possível no Carnaval. — Limite!. — A verdadeira hora da verdade. — O problema de se chamar George. — Concerto para lagostas. — Penicilina para ladrões. — Chapéus. — Cinema por voto popular. — “O poder e a glória”. — A morte pública. — Os convidados da segunda-feira. — Como um fantasma na televisão. — Mito. — O inventor está no Rio de Janeiro. — Com juiz, mas sem juizado. — As Dionne, em carne e osso. — Orquestra sem música. — A fotogenia do fantasma. — Usos e abusos do guarda-chuva. — Fundación (Magd.). — O mais humano dos bairros.
Cronologia
Índice remissivo