Em projeto exclusivo para a Editora Planeta Brasil, o primeiro livro escrito a quatro mãos por dois dos maiores autores da língua portuguesa: Mia Couto e José Eduardo Agualusa.
O moçambicano Mia Couto e o angolano José Eduardo Agualusa escreveram três peças a quatro mãos. Neste livro, essas três peças foram reunidas, depois de devidamente adaptadas pelos próprios autores para o formato de contos.
A edição conta ainda com ilustrações do artista brasileiro Alex Cerveny e uma entrevista com os autores.
Em "O terrorista elegante", um angolano é preso em Portugal por suspeita de participação em atos de terrorismo. O homem alega ser capaz de voar e conversa com um passarinho na prisão, que parece lhe dar as orientações necessárias para que cumpra sua missão.
"Quero explicar a vocês por que estou aqui em Xigovia, neste lugar tão cheio de lembranças. E até me treme a voz quando, por fim, confesso a razão da minha presença: venho aqui para matar." É assim que o protagonista de "Chovem amores na rua do matador" pretende finalmente fazer as pazes com seu passado: matando as três mulheres que chegou a amar.
A noite da cidade está mergulhada em caos. Enquanto o conflito se desenrola nas ruas escuras, um estranho mascarado invade a casa de duas mulheres. Em "A caixa preta", gerações da mesma família são obrigadas a, enfim, enfrentar seus segredos mais bem guardados.
Sobre o Autor:
Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, Moçambique. Biólogo, além de jornalista e escritor, Mia é o autor moçambicano mais traduzido e divulgado no exterior, com obras publicadas em 24 países, e um dos autores estrangeiros mais vendidos em Portugal. É ganhador de diversos prêmios literários, dos mais prestigiados do mundo, incluindo o Neustadt de 2014 e o Camões, em 2013. Terra Sonâmbula (1992), seu primeiro romance, ganhou o Prémio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos em 1995 e foi eleito um dos dez melhores livros africanos do século XX.
José Eduardo Agualusa nasceu no Huambo, Angola, em 1960. Estudou Silvicultura e Agronomia em Lisboa, Portugal. Escreve crônicas para o jornal brasileiro O Globo. É membro da União dos Escritores Angolanos e já teve seus livros traduzidos para quase 30 idiomas. Pela Planeta, publicou A sociedade dos sonhadores involuntários e O vendedor de passados, pelo qual venceu o Independent Foreign Fiction Awards. Em 2017, recebeu o prestigiado International Dublin Literary Award pela edição em língua inglesa de Teoria geral do esquecimento, também finalista do Man Booker International Prize.
Author(s): Mia Couto, José Eduardo Agualusa
Edition: 1ª
Publisher: Editora Planeta do Brasil Ltda.
Year: 2016
Language: Portuguese
Pages: 187
City: São Paulo/SP
Tags: Ficção africana