O caminho do bem
Se existe uma crença que une a esquerda e a direita, psicólogos e filósofos, pensadores antigos e modernos, é a suposição de que os seres humanos são maus – e ponto final. É uma noção que pode ser vista diariamente nas manchetes dos jornais. De Maquiavel a Hobbes, de Freud a Pinker, essa crença moldou o pensamento ocidental. O ser humano é egoísta por natureza e age, na maioria das vezes, pensando no interesse próprio.
Mas... e se isso não for verdade? O best-seller internacional de Rutger Bregman oferece uma nova perspectiva sobre a história da humanidade com o objetivo de provar que estamos "programados" para a bondade, voltados para a cooperação em vez da competição e mais inclinados a confiar em vez de desconfiar uns dos outros. Na verdade, esse instinto tem uma base evolutiva que remonta ao início da história do Homo sapiens. Éramos assim até descobrirmos a agricultura, a propriedade e a competição. Esse é o conceito defendido pelo filósofo Jean Jacques Rousseau, um dos pais do iluminismo. Segundo o francês, o homem nasce livre – é a civilização que lhe coloca correntes...
A partir de inúmeras e importantes pesquisas, de uma argumentação revolucionária e convincente e exemplos reais, Bregman nos mostra que acreditar na humanidade, na generosidade e na colaboração entre as pessoas não é uma atitude otimista – é uma postura realista! E tal comportamento tem enormes implicações para a sociedade. Quando pensamos no pior das pessoas, isso traz à tona o que há de pior na política e na economia. Mas, se acreditarmos na bondade e no altruísmo da humanidade, isso formará a base para alcançarmos uma verdadeira mudança na sociedade.
Sobre o Autor
Rutger Bregman é historiador e autor de cinco livros sobre história, filosofia e economia. Escreve para o jornal eletrônico internacional The Correspondent. Mora na Holanda e é considerado um dos mais proeminentes pensadores europeus.
Author(s): Rutger Bregman
Edition: 1ª
Publisher: Crítica
Year: 2021
Language: Portuguese
Commentary: Título original: Humankind: A Hopeful History
Pages: 829
City: São Paulo/SP
Tags: 1. Humanidade 2. Antropologia filosófica
SUMÁRIO
Prólogo
1. Um novo realismo
2. O Senhor das moscas da vida real
PARTE 1 O ESTADO DA NATUREZA
3. A ascensão do Homo cachorrinho
4. O coronel Marshall e os soldados que não atiravam
5. A maldição da civilização
6. O mistério da Ilha de Páscoa
PARTE 2 DEPOIS DE AUSCHWITZ
7. Nos porões da Universidade Stanford
8. Stanley Milgram e a máquina de choque
9. A morte de Catherine Susan Genovese
PARTE 3 POR QUE PESSOAS BOAS SE TORNAM MÁS
10. Como a empatia cega
11. Como o poder corrompe
12. O que deu errado no Iluminismo
PARTE 4 UM NOVO REALISMO
13. O poder da motivação intrínseca
14. Homo ludens
15. É assim que a democracia parece ser
PARTE 5 A OUTRA FACE
16. Tomando chá com terroristas
17. O melhor remédio para o ódio, a injustiça e o preconceito
18. Quando os soldados saíram das trincheiras
Epílogo
Agradecimentos
Notas
Índice remissivo