Da Apresentação da Contracapa da Primeira Edição:
Há uma só Lógica. Por isso este Dicionário ignora qualquer dicotomia.
“Arte da conversação” e, logo depois, “arte da argumentação”, a Lógica muito cedo se transformou em “Teoria da Dedução” (Lógica sensu stricto).
Absorvendo resultados da Teoria dos Conjuntos, da Teoria da Recursão (destinada a oferecer fundamentos rigorosos para a noção de computabilidade) e de outras modernas teorias de “sofisticação” crescente, a Lógica alargou apreciavelmente suas antigas fronteiras.
É essa Lógica lato sensu que o Dicionário contempla. Dá atenção aos termos relevantes, sem abandonar, nas tentativas de elucidação de significados, as dimensões linguísticas, matemáticas e, obviamente, filosóficas.
Da Apresentação desta Segunda Edição:
Em Julho de 2003, Marilúze apresentou a Leônidas algumas sugestões relativas à ampliação do Dicionário de 1995. Isso lhes deu oportunidade para cogitar da projetada segunda edição da obra. O dicionário foi revisto, recebeu uma centena de novos verbetes, muitos elaborados por Marilúze, e teve mais de setenta por cento do seu texto original inteiramente reescrito.
Aqui está, pois, o dicionário renovado. A obra ganhou “tintas definitivas”. Coloca-se como fonte indispensável de consulta para professores e estudantes universitários. Sem dúvida, servirá a todos os estudiosos, seja qual for a área a que se dediquem.
Author(s): Leonidas Hegenberg, Marilúze Ferreira de Andrade e Silva
Publisher: pósModerno
Year: 2005
Language: Portuguese
Pages: 363
City: Rio de Janeiro, Brazil