Este livro tem origem na minha dissertação de mestrado, iniciada em 1984 e finalizada em 1987, quando escolhi por tema a História de Angola no século XVII. A década de oitenta foi prolifera nas contribuições para a historiografia, com as discussões sobre escravidão e escravismo no Brasil. Aproveitando o silêncio sobre as questões na área dos Estudos Africanos, no nosso meio acadêmico, apresentei uma temática africana em torno da escravidão e do escravismo. No centro da questão destaquei a importância de uma mulher africana, percorri os caminhos que a levaram ao poder e às guerras nesse contexto.
Anos depois, com tese de doutorado, artigos e livro em produção como trabalho de pós-doutorado, com base nos arquivos portugueses e africanos, passei a reunir informações que dariam condições de uma reformulação do meu texto de 1987, introduzindo os novos debates sobre o tema. Daquela época até hoje, novos campos emergentes tomaram conta da cena historiográfica brasileira, como o debate em torno da história das mulheres e da questão de gênero. Novas metodologias podem contribuir com a temática poder/mulher.
O estudo da escravidão tomou formas e caminhos diversos, com a última geração de africanistas, apontando da necessidade que as pesquisas tendam a um estudo com uma visão atlântica, um universo só, que englobe as duas margens do Oceano. Optei por manter a estrutura do texto de 1987, com pequenas modificações informando da situação atual quanto a bibliografia mais recente.
Author(s): Selma Pantoja
Publisher: THESAURUS EDITORA
Year: 2000
Language: Portuguese
Pages: 0
City: Brasilia