Um livro com ideias revolucionárias sobre como usar os mercados para trazer justiça e prosperidade econômica para todos.
Muitos culpam o livre mercado pela atual desigualdade econômica, a estagnação e a instabilidade política. A solução seria controlá-lo, certo? Mercados radicais vira essa lógica de cabeça para baixo — e praticamente todo o pensamento convencional sobre o assunto. O livro revela formas novas e ousadas de organizar os mercados para chegar ao bem comum. Mostra como a força emancipatória de mercados genuinamente abertos, livres e competitivos pode despertar o espírito adormecido de reforma liberal do século XIX e levar a maior igualdade, prosperidade e cooperação.
Eric Posner e Glen Weyl argumentam que somente expandindo radicalmente o escopo dos mercados podemos reduzir a desigualdade, restaurar o crescimento econômico real e resolver muitos conflitos políticos. Mas, para isso, devemos substituir nossas instituições mais sagradas por uma concorrência verdadeiramente livre e aberta — este livro mostra como fazer isso.
Sobre o Autor
ERIC A. POSNER é professor na escola de Direito da Universidade de Chicago. Entre seus muitos livros, estão The Twilight of Human Rights Law e Climate Change Justice. Vive em Chicago. E. GLEN WEYL é pesquisador na Microsoft, fundador e presidente do RadicalxChange e pesquisador visitante da Woodrow Wilson School of Public and International Affairs da Universidade Princeton. Vive em Nova Jersey.
Author(s): Eric A. Posner; E. Glen Weyl
Edition: 1ª
Publisher: Portfolio-Penguin
Year: 2019
Language: Portuguese
Commentary: Título original: Radical Markets: Uprooting Capitalism and Democracy for a Just Society
Pages: 715
City: São Paulo/SP
Tags: Sociedade - Política - Capitalismo
SUMÁRIO
Capa
Folha de rosto
Sumário
Agradecimentos
Prefácio: O leilão vos libertará
Introdução: A crise da ordem liberal
1. Propriedade é monopólio:
Criando um mercado competitivo para usos por meio da propriedade coletiva parcial
2. Democracia radical:
Um mercado de conciliações para nossa vida em comum
3. Unindo os trabalhadores do mundo:
Reequilibrando a ordem internacional em favor da força de trabalho
4. Desmembrando o polvo:
Rumo a um mercado radical no controle corporativo
5. Dados como trabalho:
Avaliando as contribuições individuais para a economia digital
Conclusão: Indo à raiz
Epílogo: E depois dos mercados?
Notas
Sobre os autores
Créditos