"O projeto “A primavera não-binárie: protagonismos trans NB no fazer científico” tem um peso histórico que talvez nem consigamos mensurar nesse instante que escrevo. Trata-se do início de um movimento de libertação dos corpos. Um grito que fora ouvido pelas pesquisadoras do Selo Nyota, organizado pelas mãos de Morgan Morgado, tocado e costurado entre contribuições diversas e movido por um sonho.
Nas páginas que se sucedem, você conta com uma oportunidade nunca antes vista no cenário nacional. Arrisco mesmo a dizer que nem no cenário mundial. Pelas palavras de diferentes pessoas não-binárias, reivindicando seu lugar de protagonismo no fazer científico, você encontrará expostas verdades que um sistema inteiro NÃO QUER que você saiba e que foram negadas por séculos de colonização e pós-colonização a fio.
Lembre-se do poder da ruptura. Se eles são donos do padrão que por muito tempo nos silenciou, será aqui e agora que ocorrerá sua queda, por nossas mãos e vozes. O livro “A primavera não-binárie” é muito mais do que uma simples coletânea de produções científicas de pessoas que “se identificam como não-binárias”. Trata-se de um marco na história de corpos que foram historicamente apagados desde que Brasil é Brasil. É a reinvenção de um espaço de fala negado.
Urse Lopes Brevilheri"
Author(s): Morgan Morgado
Series: 1
Edition: 1
Publisher: Rocha Gráfica e Editora (Selo Nyota)
Year: 2021
Language: Portuguese
Pages: 232
City: Florianópolis
Tags: Não-binárie; Não-binário; Non-binary; nb; gender; sexuality; gênero; sexualidade; transgender; transexual; transgênero; transexual; transgeneridades; travestilidades
Prefácio;
Apresentação;
Transcendendo rótulos: das ideias para o tátil
Rizomas: in(visibilidades) dentre dos espaços institucionais de cuidado à saúde
Multiplicidade ontológica legal: alguns entraves na garantia de direitos fundamentais para pessoas não binárias;
(Dia)crônica do armário;
Indígenas trans da América do Norte à América do Sul, um trajeto inicial de pesquisa;
De verdade;
A binaridade de gênero como controle sociopolítico;
Encontro de Clio a Hermafrodite;
O sujeito abjeto e a importância da arte: a teoria queer e relatos de pessoas por ela representadas;
(Trans)solidões: a solidão do outro e de si;
Glossário;
Sobre a pessoa organizadora;
Sobre as pessoas autoras.