Redes de Indignação e Esperança: Movimentos Sociais na Era da Internet

This document was uploaded by one of our users. The uploader already confirmed that they had the permission to publish it. If you are author/publisher or own the copyright of this documents, please report to us by using this DMCA report form.

Simply click on the Download Book button.

Yes, Book downloads on Ebookily are 100% Free.

Sometimes the book is free on Amazon As well, so go ahead and hit "Search on Amazon"

Edição revista e ampliada com novo prefácio e dois capítulos inéditos Principal pensador das sociedades conectadas em rede, Manuel Castells examina os movimentos sociais que eclodiram em 2011 – como a Primavera Árabe, os Indignados na Espanha, os movimentos Occupy nos Estados Unidos – e oferece uma análise pioneira de suas características sociais inovadoras: conexão e comunicação horizontais; ocupação do espaço público urbano; criação de tempo e de espaço próprios; ausência de lideranças e de programas; aspecto ao mesmo tempo local e global. Tudo isso, observa o autor, propiciado pela internet, que criou um "espaço de autonomia" para a troca de informações e para a partilha de sentimentos coletivos de indignação e esperança – um novo modelo de participação cidadã. Mapeando as atividades e práticas das diversas rebeliões, o sociólogo espanhol sugere duas questões fundamentais: o que detonou as mobilizações de massa de 2011 pelo mundo? Como compreender essas novas formas de ação e participação política? Esta edição inclui novo prefácio e dois capítulos inéditos: “Movimentos sociais em rede: Uma tendência global?” – sobre outros movimentos sociais importantes (Brasil, Turquia, México, Chile, as reações políticas antiestablishment na Europa e nos Estados Unidos); e “Movimentos sociais em rede e mudança política” – sobre as tentativas de alguns movimentos sociais de se envolver na política institucional, ao mesmo tempo em que buscavam uma estratégia de transformação. Além do acréscimo de um “Postscriptum” ao capítulo 2, “A revolução egípcia”. Castells amplia, portanto, o debate sobre o significado e as perspectivas dos movimentos sociais em rede, assim como expande e aprofunda a observação, tanto quanto possível, na esperança de que estudiosos, ativistas e pesquisadores investiguem, em tempo real, as práticas que, por todo o mundo, estão moldando as sociedades do século XXI.

Author(s): Manuel Castells
Publisher: Zahar
Year: 2017

Language: Portuguese
Pages: 351
City: Rio de Janeiro
Tags: #Manuel Castells; #Redes de Indignação e Esperança; #Sociology; #Cultural Studies; #Politics; #Feminism; #Philosophy; #Politics & Social Sciences;