Este trabalho tem como objeto de estudo palavras derivadas presentes no português que possuem os sufixos —agem, —igem, —ugem, —ádego, —ádigo, e —ádiga em sua formacão, e que estão presentes no Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. O objetivo é conhecer e classificar os aspectos semânticos destes sufixos a partir do significado contido na criacão da palavra, independentemente da língua em que foi formada.
Por tratar-se de pesquisa de caráter diacrônico, o método utilizado foi o histórico, pois, através da pesquisa etimólogica, examinaremos a funcão primitiva dos sufixos que compõem nossa análise.
Deste modo, trata-se inicialmente da questão da formaqão de palavras e suas teorias; depois, sobre a origem destes sufixos e a importância das línguas em que estão presentes. Em seguida, são explicitadas (i) as classes e subclasses empregadas na classificacão dos vocabulos, baseadas em Rio-Torto (1998) e em sua versao, criada pelo Grupo de Morfologia Histórica do Português, (ii) a análise etimologica das palavras e (iii) a análise semantico-categorial dos sufixos —agem, —ádega, —ádego, —ádigo, —igem e —ugem em português. Por último, analisam-se itens lexicais formados contemporaneamente com o sufrxo —agem.
Author(s): Anielle Aparecida Gomes Gonçalves
Publisher: Universidade de São Paulo
Year: 2009
Language: Portuguse
Pages: 361
City: São Paulo