Este best-seller do New York Times é uma leitura indispensável sobre a questão de raça e tudo o que a envolve.
Escrito por Ijeoma Oluo, Então você quer conversar sobre raça é um livro essencial para os dias de hoje. Diante dos últimos acontecimentos mundiais relacionados à supremacia branca — da violência policial ao encarceramento em massa da população negra —, os holofotes da mídia parecem se voltar para a questão do racismo em nossa sociedade.
Para além das grandes questões de segurança e saúde públicas, este é um tema que permeia o nosso dia a dia. Por que em sala de aula lemos, basicamente, autores homens e brancos (e, muitas vezes, homens brancos europeus)? Como dizer a um amigo que ele fez uma piada racista? Por que sua amiga se sentiu ofendida quando você pediu para tocar no cabelo dela — e como é possível passar a agir corretamente? Como explicar o privilégio branco para seu amigo branco privilegiado? E como ajudar na luta antirracista sendo uma pessoa branca privilegiada?
Em Então você quer conversar sobre raça, Ijeoma Oluo orienta leitores de todas as raças sobre assuntos que vão desde interseccionalidade e ações afirmativas a questões que envolvem as "minorias modelo" e o lugar de fala. Mas tendo sempre em vista tornar possível o aparentemente impossível: criar um espaço para conversas honestas sobre raça e racismo, e também sobre sua presença em vários setores da sociedade e aspectos de nossa vida.
De maneira verdadeira e direta, Então você quer conversar sobre raça traz um guia para debate e apresenta uma proposta de diálogo sobre raça a partir da perspectiva de uma mulher negra. Este Guia para discussão, que vem ao final do livro, traz apontamentos para estabelecer um plano de ação para pessoas de todas as raças que buscam uma autoavaliação e estão comprometidas com o progresso coletivo.
Então você quer conversar sobre raça se propõe a ser uma ferramenta que ajudará o leitor a abordar esse tema e a auxiliar a construir um mundo melhor para pessoas de raças e classes sociais distintas. Independentemente do seu nível socioeconômico, de sua formação educacional ou experiência, de sua cor de pele, esta pode ser uma ferramenta válida e extremamente útil quando se quer iniciar uma conversa sobre raça.
Sobre a Autora
Ijeoma Oluo é escritora e palestrante. Seu trabalho sobre raça tem sido destaque em veículos como Guardian, Washington Post, New York Magazine, Stranger, entre outros. Também foi editora colaboradora do site Establishment e nomeada como uma das 100 pessoas afro-americanas mais influentes pela The Root em 2017. Oluo recebeu o Humanist Feminist Award de 2017 pela American Humanist Association, e foi considerada pela revista Seattle uma das pessoas mais influentes de Seattle, cidade onde vive.
Author(s): Ijeoma Oluo
Edition: 1ª
Publisher: Best Seller
Year: 2020
Language: Portuguese
Commentary: Título original: So you want to talk about race
Pages: 454
City: Rio de Janeiro/RJ
Tags: 1. Comunicação intercultural. 2. Relações raciais. 3. Racismo.
Sumário
Prefácio
Introdução
Então você quer conversar sobre raça
Um
Realmente tem a ver com raça?
Dois
O que é racismo?
Três
E se eu falar algo errado sobre raça?
Quatro
Por que sempre me dizem para “verificar meu privilégio”?
Cinco
O que é interseccionalidade e por que eu preciso dela?
Seis
A violência policial realmente tem a ver com raça?
Sete
Como posso falar sobre ação afirmativa?
Oito
O que é a ponte escola-prisão?
Nove
Por que não posso dizer a palavra com “N”?
Dez
O que é apropriação cultural?
Onze
Por que não posso tocar no seu cabelo?
Doze
O que são microagressões?
Treze
Por que nossos estudantes estão tão bravos?
Quatorze
O que é o mito da minoria modelo?
Quinze
Mas e se eu odiar Al Sharpton?
Dezesseis
Acabei de ser chamado de racista. O que eu faço agora?
Dezessete
Conversar é ótimo, mas o que mais posso fazer?
Agradecimentos
Notas
Guia de discussão