Contracultura no Brasil, anos 70: circulação, espaços e sociabilidades reúne parte da produção acadêmica recente sobre as variadas manifestações da contracultura no Brasil. Partindo de distintas abordagens teórico-metodológicas, algumas dessas pesquisas tem deslocado seus olhares para compreender as diferentes experiências sociais e culturais que emergiram entre os jovens a partir do final da década de 1960, em pleno regime ditatorial. Trabalhos que procuram fugir do lugar comum e se aprofundam em temáticas pouco ou nada investigadas, no levantamento de fontes inéditas e na diversidade regional. Os textos aqui coligidos buscam analisar experiências coletivas ligadas à contracultura durante os anos 1970, focando suas manifestações em distintos locais do país, seus espaços de sociabilidade e as formas de circulação de seu imaginário.
Author(s): Leon Kaminski
Edition: 1
Publisher: CRV
Year: 2019
Language: Portuguese
Pages: 234
APRESENTAÇÃO: OLHARES SOBRE A CONTRACULTURA NO BRASIL (Leon Kaminski)
1 - MUNDO AFORA, BRASIL ADENTRO: a circulação cultural da contracultura e suas apropriações (Leon Kaminski)
2 - A CONSTRUÇÃO DE DTSCURSOS CONSERVADORES PELA PUBLICIDADE BRASILEIRA EM RELAÇÃO A CONTRACULTURA (Orivaldo Leme Biagi)
3 - NA PONTA DA BAIONETA: o rock psicodélico, do circuito de bailes aos Woodstocks brasileiros (lgor Fernandes Pinheiro)
4 - BLACK RIO: a contracultura negra dos anos 70 (Christopher Dunn)
5 - ECOS DA CONTRACULTURA:juventude, rock e rebeldia no Recife (1972-1976) (João Carlos de Oliveira Luna)
6 - ENTRE FARDAS E SUPERQUADRAS:a poesia contracultural em Brasília (Tiago Borges do Santos)
7 - NO BAR, NA RUA, NA GRATVA: comportamentos juvenis,contracultura e sociabilidades na Teresina dos anos 1970 (Edwar de Alencar Castelo Branco, Fábio Leonardo Castelo Branco Brito)
8 - CALDEIRÃO DE SANTA CRUZ, AVALON, CRATERDAN: lugares cognitivos da contracultura no interior do Ceará 9Roberto Marques)
9 - HIPPIES OU HAPPIES? INTERSEÇÕES ENTRE A CONTRACULTURA E O MOVIMENTO HAREKRTSHNA NO BRASTL DOS ANOS 1970 (Leon Adan Gutierrez de Carvalho)
1O - DEU PRA TI, ANOS 70: um tardio sonho hippie porto-alegrense. (Alexandra Lis Alvim)